Unidades remotas de telemetria são equipamentos eletrônicos destinados ao telecontrole e tele supervisão de máquinas, instalações industriais e estações de produção, armazenamento e distribuição água, gás e energia elétrica. Para garantir a continuidade da monitoração, as unidades remotas demandam o fornecimento contínuo de energia.  Uma alternativa para o fornecimento ininterrupto de energia são as fontes de alimentação com bateria.

Exemplo de fonte com bateria

Fonte de alimentação 2061
O módulo 2061 foi projetado para alimentar quadros dotados de CLPs de pequeno porte e rádios modem em configurações típicas de telemetria e telecomando. Um exemplo de aplicação seria nos quadros de automação de estações elevatórias de água e esgoto. Dotada de bateria interna de 12V/7Ah, fornece em suas saídas as tensões de 24V para o CLP e 12V para o rádio. Enquanto a alimentação está presente na entrada CA, o módulo mantém a carga na bateria. Quando acontece a interrupção da energia da rede, a bateria sustenta o fornecimento nas saídas de 24V e 12V.
Aplicação da fonte 2061

Unidade remota de telemetria com fonte ininterrupta

A figura abaixo apresenta uma unidade remota de telemetria dotado de fonte da alimentação com bateria, CLP, rádio e interfaces analógicas e digitais utilizado no controle e supervisão de reservatórios e elevatórias de água e esgoto.
Unidade remota de telemetria

Vantagens na utilização de fontes ininterruptas de energia

  • Economia: A fonte  substitui com economia de espaço e custo a utilização de um UPS (no-break) +  uma fonte 12 VCC + uma fonte 24 VCC.
  • Tamanho: O espaço ocupado pelo módulo é menor que o dos equipamentos mencionados acima.
  • Instalação: A fonte é presa a placa de montagem por meio de 4 parafusos. Para tanto, o produto é dotado de furos de engate fácil.
  • Indicador de estado: Saída digital em 24V informa se o painel está sendo alimentado pela rede ou pela bateria.

Características técnicas

  • Tensões de saída: 12V/1,5A e 24V/2,0A
  • Alimentação: 95 a 250 VCA
  • Ripple máximo: Menor que 2% das tensões nominais de saída
  • Consumo: 100W
  • Sinalização visual: LED indicador de fonte ativa
  • Temperatura de operação: 0° a 50°C
  • Indicação de funcionamento: Sinal digital em 24VCC indicando a presença de energia na entrada CA do módulo. Pode ser ligado à entrada digital de um CLP para alarmar falta de energia na rede da instalação e informar que a bateria está suprindo a alimentação.
  • Dimensões: Altura 187mm, largura 130mm e profundidade 120mm

Leia também

[recent_posts style=”1″ rows=”one” title = “Amazing Content” text_excerpt=”Y” mode=”most_recent_posts” posts_num=”5″ selectable_posts=”” text_color=”undefined” hide_author=”” ][/recent_posts]

4 respostas
  1. Carlos Eduardo
    Carlos Eduardo says:

    Olá, procuro uma fonte para eu ligar um dvr no carro (12v). E que ela também seja bateria para sustentar durante algum tempo, as câmeras ligadas. Mas tem que ter entrada 12v. E precisa acumular carga. Vocês têm?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!