O data logger DL2016 da Alfacomp é um dispositivo capaz de coletar, armazenar, controlar, rastrear, enviar e receber dados via rede GSM/GPRS.
Através das IOs que o equipamento possui, ele possibilita o controle e monitoramento de grandezas elétricas e ou físicas como, por exemplo, tensão, corrente, temperatura, velocidade do vento, nível de água, quantidade de chuva e também o controle de cargas de potência através dos três relés de saída.
A tecnologia GPRS permite acesso seguro e direto às informações através do uso de tablets, smarphones e computadores. Adicionalmente, não existem gargalos de comunicação nas centrais de monitoração e servidores de dados de sistemas complexos de monitoração. Um roteador HDSPA utilizado na estação central pode fornecer velocidades de comunicação de até 10 Mbits/s quando são utilizados links fixos para o provedor dos serviços de telefonia.
Aplicações
Entre as muitas áreas de aplicação estão a telemetria de água e esgoto, agricultura, controle ambiental, industrias de óleo e gás, leitura remota de consumo de energia, gás e água, e monitoração de utilidades.
O benefício básico dos sistemas wireless em GSM e GPRS reside na monitoração e controle com baixos custos e rapidez de implantação, distância virtualmente ilimitada entre remotas e centros de monitoração, independência de relevo e obstruções da visada, antenas de pequeno porte, e ainda a possibilidade de alarmes diretos para telefones celulares das pessoas responsáveis pelos serviços de monitoração.
A comunicação por exceção (quando a remota toma a iniciativa enviar dados dentro de circunstâncias pré-definidas) permite o recebimento rápido e simultâneo de informações das estações de campo, mesmo no caso de instalações contendo centenas de pontos de monitoração. Entre os benefícios da telemetria via GPRS estão:
- supervisão on-line sem a necessidade de estabelecer conexões;
- possibilidade de interação com qualquer remota a qualquer momento e em qualquer distância;
- envio imediato de alarmes e informações sobre eventos importantes;
- capacidade de monitoração e controle via dispositivos móveis;
- acesso via internet de dados de estações remotas;
- alarme de ameaças e prevenção de falhas antes que as mesmas aconteçam;
- diagnósticos remotos;
- controle de acesso e segurança.
Estas IOs também podem ser lidas ou controladas através de comandos SMS.
Vantagens do GPRS sobre o GSM
O GPRS utiliza a mesma estrutura de comunicação que o GSM. Foi desenvolvido para a transmissão de dados tais como MMS (envio de textos e imagens), navegação na internet e M2M (machine-to-machine, comunicação entre máquinas). Entre as vantagens do GPRS sobre o GSM estão os menores custos de operação baseados em pacotes de dados mensais. A comunicação via GPRS acontece via internet com a utilização de protocolos padrão TCP/IP.
Datalogger DL2016
Possui interface para conexão de cartões do tipo SDCard, permitindo assim o armazenamento em massa das grandezas medidas em arquivos de texto, facilitando assim a sua coleta e visualização em computadores comuns. Também é possível fazer com que outros equipamentos comuniquem via internet através das interfaces RS232 e RS485.
Alimentação por bateria
Na falta de energia, o data logger é capaz de se manter em funcionamento por várias horas através de uma bateria conectada externamente. A carga da bateria é completamente gerenciada pelo próprio software interno do equipamento, evitando-se assim a preocupação em colocar baterias e gerenciadores de cargas extras.
Especificações Técnicas |
|
Tensão de Alimentação | 8 a 30 VCC |
Carregador de bateria | Para baterias de 7,2V/1500mAh |
Interfaces Seriais | RS232 e RS485 |
Protocolos | Smart M2M, MQTT e MODBUS |
Velocidade serial | 110 a 256000 bps |
Entradas Digitais | 06 entradas digitais |
Saídas Digitais | 03 saídas digitais a relê |
Entradas Analógicas | 07 entradas analógicas de 12 bits |
GPS | Antena ativa externa |
GPRS | Entrada para dois SIM CARDs (SIM 1, SIM 2) |
Consumo de energia | 260mA Max |
Temperatura de operação | 0° a +60°C |
Dimensões (montado em trilho DIN horizontal) | 110 x 95 x 40mm |
Software Smart M2M Control
Os ajustes de parâmetros do DL2016 são realizados através do software Smart M2M Control. Através deste software é possível configurar e monitorar completamente o funcionamento do seu datal logger. Faça o download no site www.alfacomp.net , na página do produto ou secção de downloads.
Licença de uso
O Smart M2M Control possui o uso controlado através de licença de uso. Esta licença pode ser verificada na aba “Sobre” do software. Para ativar o software é preciso enviar a Chave gerada (após instalação) para www.alfacomp.net ou entrar em contato através dos telefones disponíveis em nosso site. Você receberá a Chave gravada. Insira em seu respectivo campo e clique em Registrar. Após este procedimento o seu Smart M2M Control estará pronto para ser utilizado.
Driver USB
Antes de conectar seu data logger ao PC, é preciso instalar o driver de comunicação. Realize o download do driver no site www.alfacomp.net , localize as propriedades de hardware do seu sistema e instale o driver.
Estabelecendo comunicação
Para estabelecer conexão entre PC e data logger, vá até a aba “Comunicação” do software Smart M2M Control, selecione a porta COM atribuída ao data logger pelo sistema, e clique em Conectar. Se o seu data logger está na rede TCP, utilize os campos host e Porta para se conectar remotamente.
Configuração
IMPORTANTE: PARA CADA CONFIGURAÇÃO REALIZADA, CLIQUE NO BOTÃO “CONFIGURAR” PARA VALIDÁ-LA.
RTC
Nesta função você poderá sincronizar o relógio de tempo real do seu data logger com o relógio do computador.
Ajuste do relógio de tempo real
Seriais
Interface para configurar as portas seriais do DL2016. Por padrão, a comunicação serial é 9600bps, 8 bits de dados, 1 stop bit e sem paridade.
Sockets
Estão disponíveis quatro sockets de comunicação no DL2016. Socket Serial, IO (protocolo proprietário), MQTT e Modbus. Os quatro sockets podem estar habitados simultaneamente.
Cada socket pode ser configurado de forma independente. Os parâmetros a serem configurados são os mesmos para todos os sockets, exceto o Modbus que possui campo para o endereço RTU.
- Estado de funcionamento: habilita ou não a comunicação do socket;
- Modo de conexão: como servidor, aguarda conexões. Como cliente, força conexão com endereço de destino (remoto);
- Gerência de conexão: Esta configuração está em desenvolvimento;
- IP Remoto: endereço IP do servidor remoto
- Porta Remota: porta de comunicação, complementar ao endereço IP;
- URL: endereço URL do servidor remoto (caso não utilize IP fixo);
- Log no SD-Card: personalização do logger. Esta configuração está em desenvolvimento. Por hora, todos os sockets geram arquivo de log.
- Mensagem de identificação: mensagem personalizada que será enviada a cada conexão;
- KeepAlive: mensagem personalizada com envio periódico;
GSM/GPRS
Configuração de login para conexão GSM/GPRS, APN, usuário e senha são definidas pela operadora celular.
Leia também
This post is also available in: Inglês
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!