Fonte com bateria funciona como Nobreak CC

, , ,

O Fonte com Bateria FB2062 constitui uma fonte de alimentação chaveada especialmente desenvolvida para alimentar um CLP e um rádio modem. Dotado de bateria interna de 12V/7Ah, fornece em suas saídas as tensões de 24V para o CLP e 12V para o rádio. Enquanto a alimentação está presente na entrada CA, o módulo mantém a carga na bateria. Quando acontece a interrupção da energia da rede, a bateria sustenta o fornecimento nas saídas de 24V e 12V. Ideal para painéis de telemetria.

  • Os terminais “Ponte” permitem interromper a ligação interna da bateria e devem ser conectados a uma chave ou borne fusível.
  • Quando ocorrer uma falta de energia, a bateria interna irá alimentar os circuitos que fornecem as tensões de saída. Nesta situação, a única forma de interromper o funcionamento da fonte é abrindo a chave que estabelece contato entre os terminais “Ponte“.

Aplicação

O módulo FB2062 foi projetado para alimentar quadros dotados de CLPs de pequeno porte e rádios modem em configurações típicas de telemetria e telecomando. Um exemplo de aplicação seria nos quadros de automação de estações elevatórias de água e esgoto.

Especificações técnicas

Tensões de saída 12V/1,5A e 24V/2,0A
Alimentação 95V a 250V CA
Ripple máximo Menor que 2% das tensões nominais de saída
Consumo Consumo: 100W
Sinalização visual Led indicador de fonte ativa
Temperatura de operação 0o a 50oC
Indicação de funcionamento Sinal digital em 24VCC indicando a presença de energia na entrada CA do módulo. Pode ser ligado à entrada digital de um clp para alarmar falta de energia na rede da instalação e informar que a bateria está suprindo a alimentação.
Dimensões Altura 187mm, largura 130mm e Profundidade 120mm

Composição do produto

A fonte FB2062 é construída em gabinete de aço com espessura de 1,2 mm e pintura eletrostática. O gabinete abriga a placa de circuito eletrônico PCBA FB2062 e uma bateria de 12V e 7Ah. A tampa do módulo é presa à base por dois parafusos.

Ajuste do módulo eletrônico

O módulo somente pode ser manuseado por pessoas devidamente treinadas (risco de choque elétrico e danos ao modulo). Os módulos eletrônicos PCBA FB2062 são pré-ajustados de forma a fornecer, em condições nominais, a tensão de flutuação da bateria de 13.2V a 13.9V. As fontes de tensão contínua são ajustadas para fornecer 12V e 24V respectivamente. Os ajustes das tensões de flutuação e das saídas são efetuados por meio de três resistores ajustáveis (trimpots), conforme mostrados na figura a seguir:


Solicite informações adicionais ou uma cotação

Leia também

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta