Este artigo sobre SCADA para o saneamento – Software supervisório, para controle e aquisição de dados – para a telemetria do saneamento é o oitavo da série “Tudo sobre telemetria do abastecimento municipal de água“.
Se você deseja elaborar e implantar um sistema de telemetria para os reservatórios e elevatórias de água e esgoto, ETAs e ETEs, estações reguladoras de pressão e pontos de macromedição, encontrará nessa série de artigos, todo o conhecimento necessário para projetar, construir e implantar sistemas completos.
Juntamente com os artigos, são fornecidos links para download de projetos elétricos completos dos painéis, assim como softwares Ladder para automação das estações e o software customizável SCADA com telas para até 10 reservatórios e 10 elevatórias de água, tudo absolutamente sem custo.
Neste artigo apresentamos um template de software supervisório genérico para um sistema de automação e telemetria de 10 reservatórios e 10 elevatórias de água tratada.
Ao longo do artigo iremos apresentar e descrever:
- Arquitetura do sistema SCADA de telemetria
- As telas e suas funcionalidades
- As telas de reservatórios e seus ajustes
- As telas de elevatórias e seus ajustes
- Históricos e seus ajustes
- Alarmes e seus ajustes
- Telas de macromedidores
- Operação automática, manual remota e manual local
- Telas de comunicações e seus ajustes
- O template completo e como obtê-lo
- O software Haiwell Cloud SCADA e como obtê-lo
Seguindo os tutoriais e contando com ajuda de nosso suporte (https://alfacomp.net/suporte/– Whataspp (51)3029.7161), você irá baixar o software gratuito Haiwell Cloud SCADA, irá também baixar o template da aplicação pronto para uso.
Aprendendo a configurar o SCADA, você irá customizar o template para a realidade de sua cidade, tudo isso sem custo.
Arquitetura do sistema SCADA de telemetria
O sistema de automação funciona em protocolo mestre-escravo. A centralização de todas as comunicações se dá no microcomputador do CCO (Centro de Controle e Operação) localizado na [nome do local]. A água tratada na ETA é bombeada para os reservatórios por uma rede de estações elevatórias. Os níveis e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada estação são lidos e repassados pelo computador do CCO a cada UR (Unidade Remota), ou seja, a informação de nível do reservatório para o qual uma determinada elevatória recalca água é lida do reservatório e enviada para a elevatória.
O operador do sistema supervisório pode efetuar comandos para as estações tais como: bloquear o funcionamento, alterar parâmetros de setpoints do grupo motobomba, ajustar setpoint de controle PID, ligar e desligar os grupos entre outros comandos que serão comentados a seguir.
Todas as comunicações partem da CCO que é dotada de uma antena omni direcional.
Software supervisório SCADA
Este tópico é ilustrativo e demonstra as linhas gerais que orientarão o desenvolvimento do software supervisório.
O software é configurado com HAIWELL SCADA e gravado no disco rígido do microcomputador da central, contendo todas as condições operacionais e controles tais como, por exemplo, níveis de reservatório e comando de motores.
Neste software o operador tem a possibilidade de especificar as condições de setpoints para ligamento e desligamento de bombas, pressão mínima de sucção, além de comandar manualmente os motores e visualizar todas as medições de grandezas elétricas e hidráulicas.
O software contém telas ilustradas artisticamente, com desenhos de reservatórios e motores, com diferentes cores para identificar diferentes estados de funcionamento dos motores. Além disso, fornece relatórios periódicos e online de todas as leituras do sistema. Nas telas também aparecem os alarmes de pane do sistema de maneira visual e sonora.
São registradas em arquivos armazenados no disco rígido do microcomputador, as informações dos últimos xx meses.
Neste item são dadas instruções genéricas e são feitas observações sobre os padrões de representação adotados na configuração do software supervisório.
Tela de abertura do software supervisório
É a tela que surge quando o software é iniciado. Todas as telas são organizadas com uma barra de Menu no topo. A barra de Menu é composta de uma caixa de seleção que dá acesso às diversas telas do aplicativo e de botões para acesso direto às janelas de históricos, alarmes, comunicações, macromedidores, reservatórios e teclas que permitem avançar para a próxima estação ou retroceder para a anterior.
Tela de Login do software supervisório
A tecla de Login permite registrar os usuários e dar acesso às funcionalidades do sistema conforme as permissões de cada um.
Tela de reservatórios do software supervisório
Esta tela mostra os reservatórios, apresentando os níveis em metros de coluna d’água, porcentagem e volume cúbico de cada reservatório.
A tela específica de cada reservatório é ativada clicando sobre o desenho do mesmo.
- A tela de reservatório apresenta o valor do nível em metros, metros cúbicos e em percentual.
- O indicador de vazão apresenta a leitura instantânea da vazão em litros por segundo.
- O quadro de GERAL sinaliza a alimentação pela bateria, a porta do painel aberta, invasão, o alarme sonoro ativado.
- Clicando sobre o botão CALA ALARME SONORO é possível silenciar o alarme sonoro.
- Clicando sobre o botão ZERA TOTALIZADOR é possível zerar o totalizador de vazão do macro medidor.
Sempre que um botão é clicado, um comando é enviado para o reservatório e aparece a mensagem Comando enviado. Quando a estação receber este comando, responderá com a mensagem Comando Recebido.
Janela de ajustes dos reservatórios
Clicando no botão Parâmetros Ajustáveis presente na tela dos reservatórios, faz surgir à janela de ajuste de parâmetros ajustáveis dos reservatórios. Essa tela permite ajustar para cada reservatório, os seguintes parâmetros:
- Máximo – valor máximo de altura útil do reservatório;
- Alarme baixo – valor do nível para indicação do alarme por nível baixo do reservatório;
- Alarme alto – valor do nível para indicação do alarme por nível de extravasão do reservatório;
- Volume – valor máximo do volume em metros cúbicos do reservatório.
Tela de macromedidores
Esta tela apresenta os valores do acumulador de volume e as vazões instantâneas lidas pelos macro medidores.
Para o zeramento do totalizador de vazão, acesse a tela do respectivo reservatório e clique no botão Zera Totalizador.
Tela de elevatórias
As telas de elevatória são funcionalmente semelhantes à tela abaixo. Permitem visualizar e atuar sobre o funcionamento da elevatória sendo mostrada.
O quadro Grandezas Elétricas indica as tensões, correntes e fator de potência na entrada dos CCMs dos motores. As Condições de Operação da estação indicam os alarmes que bloqueiam o funcionamento da elevatória, caso algum indicador esteja piscante deverá ser verifica a causa para que seja possível religar o grupo selecionado. As condições gerais da estação são mostradas na indicação Geral.
No quadro ao lado, temos as indicações do grupo selecionado, indicador do motivo de parada da motobomba e Comandos Gerais, os botões que enviam comandos para a estação, sendo respectivamente de cima para baixo, bloqueia o funcionamento automático, libera o funcionamento automático e cala alarme sonoro.
Quando na situação Bloqueado pelo CCO, é possível ligar ou desligar cada grupo individualmente, conforme disposição da chave de seleção de grupo. Isto é feito clicando nos botões que estão localizados abaixo do grupo motobomba.
Sempre que um botão é clicado, um comando é enviado para a elevatória e aparece a mensagem Comando enviado. Quando a estação receber este comando, responderá com a mensagem Comando Recebido.
Lógica de Funcionamento de Estações Elevatória
Os equipamentos e softwares integrantes do sistema de automação das remotas foram projetados e desenvolvidos visando à padronização das estações. O software foi escrito obedecendo aos conceitos de programação estruturada e orientação a objeto.
O sistema de automação das elevatórias tem por objetivo acionar os grupos motores bomba de maneira a manter o nível dos reservatórios abastecidos pelas elevatórias, dentro de valores programados. A informação de nível de cada reservatório é enviada à elevatória respectiva pelo microcomputador localizado no CCO.
O bombeamento somente é acionado se as condições básicas de operação estão satisfeitas. A elevatória é impedida de bombear por:
- Chave local em manual
- Bloqueado pela ETA
- Subtensão na rede
- Sobre tensão na rede
- Pressão baixa na sucção
- Reservatório cheio
- Perda da leitura do nível
- Grupo selecionado em falha
O sistema de automação é composto por um CLP abrigado em quadro elétrico juntamente com os demais dispositivos.
Operação Manual Local
No Modo Manual o painel de automação não atua sobre o comando das bombas, neste modo, as bombas são comandas pelo operador diretamente nos quadros de comando respectivos e o painel de automação somente lê os sinais disponíveis e prove comunicação com o concentrador de comunicação localizado no CCO, tais como as grandezas elétricas, hidráulicas e entradas digitais.
SEMPRE QUE UMA OPERAÇÃO DE MANUTENÇÃO FOR REALIZADA, A PRIMEIRA AÇÃO DEVERÁ SER A DE COLOCAR O SISTEMA EM MODO MANUAL. ISTO É FEITO POSICIONANDO A CHAVE SELETORA NA POSIÇÃO MANUAL.
Para operar o sistema manualmente é necessário:
- Girar as seletoras A/M para a posição MANUAL.
- Aguardar que os grupos sejam desligados.
- Operar manualmente os grupos pelas chaves localizadas nos painéis de acionamentos existentes.
Operação Automática
No Modo Automático o comando das bombas se dá integralmente através do painel de automação, com base no programa aplicativo carregado no CLP e de acordo com o nível do reservatório de recalque, seguindo o já descrito nessa seção, e executando as funções de leitura e comunicação descritas no Modo Manual.
Para operar o sistema automaticamente é necessário:
- Desligar os grupos;
- Girar a seletora A/M para a posição AUTOMÁTICO;
- Aguardar a entrada dos grupos.
Operação Manual Remoto
No Modo Via Telemetria, a estação pode ser comandada via central de operação, sendo possível realizar todas ações previstas para cada elevatória, sempre a critério e responsabilidade do operador sem interferência do programa aplicativo carregado no CLP, exceto as que envolvam segurança operacional e de monitoração, tais ações, como ativação e desativação da elevatória, ligar e desligar grupos e alterar a seleção de grupo principal e etc. A operação via telemetria é executada por comandos chamados Ativação e Desativação.
Para operar o sistema via telemetria é necessário selecionar a tela da estação desejada e:
- Selecionar BLOQUEIO PELO CCO;
- Comandar os GRUPOS pelos respectivos botões de Liga e Desliga;
- Aguardar a entrada dos grupos.
Janela de parâmetros ajustáveis das elevatórias
Ao clicar no botão Parâmetros Ajustáveis, mostrará a tela de ajustes dos parâmetros ajustáveis das estações elevatórias. Nesta tela de parâmetros ajustáveis, são alterados os valores de set points de ligamento e desligamento do grupo moto bomba, valores de proteção do motor, sendo subtensão, sobre tensão, subcorrente e sobre corrente, também possui proteção por pressão mínima na sucção e desligamento automático da moto bomba por tempo de falta de comunicação do reservatório com a elevatória.
Tela de comunicações
Cada estação está representada pela figura de um rádio. Os rádios possuem um indicador numérico que mostra o tempo, em segundos, desde a última comunicação bem-sucedida. A cada nova comunicação, o mostrador é zerado e a cor muda para amarelo. Se o tempo desde a última comunicação exceder 120 segundos, o mostrador muda para cor vermelha.
Para habilitar a comunicação com cada estação, clique no botão Menu no canto esquerdo inferior da tela, em seguida clique no botão Devices management, que abrirá uma tela com todos os dispositivos configurados para comunicação com o supervisório. Para habilitar ou desabilitar um dispositivo, clique na caixa da coluna Enable da respectiva estação.
Esta tela permite habilitar e desabilitar a comunicação de cada estação de forma que estações não operantes não prejudiquem o desempenho do sistema.
Tela de históricos
A tela de histórico mostra na forma de tabela os valores armazenados no arquivo histórico.
Para configurar a pesquisa no histórico, selecione a estação desejada na caixa de seleção e ajuste as datas de início e fim da pesquisa, assim como os horários iniciais e finais. Após ajustado, clicar no botão Generate report.
- Para exportar o relatório histórico clicar no botão Export.
- Para imprimir, clicar no botão Print.
Gráfico histórico
Para visualizar os dados históricos em forma gráfica, clique sobre o botão Gráfico. Isso faz abrir uma janela de configuração do gráfico histórico selecionado. Para configurar a pesquisa no gráfico histórico, ajuste as datas de início e fim da pesquisa, assim como os horários iniciais e finais clicando no botão Select time interval. Após ajustado, clicar no botão Refresh.
O gráfico mostrará os valores das variáveis em formato percentual, desta maneira, podemos observar em uma única escala valores de diferentes fundos de escala.
Tela de alarmes ativos
Ao clicar no botão localizado na parte inferior da tela com o símbolo “i” ou este “46” que mostra a quantidade de alarme ativos.
Permitirá visualizar na forma de tabela, os alarmes ocorridos e registrados no arquivo de alarmes. Podemos reconhecer os alarmes ativos e verificar quais alarmes retornaram ao seu valor normal de operação, para reconhecer os alarmes clique no botão Confirm the alarm para confirmar somente um alarme selecionado, ou clique no botão Confirm all alarm para confirmar todos os alarmes ativos.
Na aba History alarm podemos pesquisar todos os alarmes históricos desde a inicialização do supervisório, mas somente podemos visualizar sem ações de exportação ou impressão.
Tela de alarmes históricos
Esta tela permite visualizar na forma de tabela, os alarmes ocorridos e registrados no arquivo de alarmes em histórico.
Para configurar a pesquisa dos alarmes, selecione a estação desejada na caixa de seleção e ajuste as datas de início e fim da pesquisa, assim como os horários iniciais e finais. Após ajustado, clicar no botão Generate report.
Os alarmes são registrados no momento que ocorre a mudança do bit de alarme de false para true e vice-versa. No entanto, o relatório salva o momento da mudança do bit, representando-o com o valor “zero” no momento da ocorrência, como pode ser visto na tela abaixo.
- Para exportar o relatório de alarmes clicar no botão Export.
- Para imprimir, clicar no botão Print.
Início e Fim de Operação
O aplicativo é ativado através do ícone do Haiwell Scada Runtime localizado na área de trabalho do computador, para iniciar o sistema deve-se clicar duas vezes sobre o ícone.
Isso faz surgir uma janela onde se pode abrir o projeto localizado no computador local, utilizando o botão Run local project ou localizado na rede clicando no botão Run network Project. Encontre o arquivo com a extensão “hwrun” e execute o programa aplicativo.
Para fechar o programa utilize a sequência de teclas do Windows ALT+F4 ou clique no botão Menu localizado no canto inferior esquerdo da tela e clique em Quit.
Botões
Os botões podem ter, entre outras, as seguintes funções:
- Trocar ou ativar telas;
- Ativar funções. Ex: ligar motor, zerar horímetro, etc,
- Fechar uma janela.
Programação de parâmetros
Algumas telas possuem campos para a entrada de valores (setpoints). Para entrar com um valor, clique com o mouse sobre o campo desejado, digite o valor e pressione a tecla OK do teclado. Cada campo possui valores mínimos e máximos permitidos. Valores fora dos limites são rejeitados.
Janelas de confirmação
Janelas de confirmação surgem quando clicamos em alguns objetos ou botões, solicitando a confirmação ou não daquela atitude. Veja exemplo abaixo.
Solicite o template completo e sem custo aqui
Haiwell Cloud SCADA
O software Haiwell Cloud SCADA é baseado em .NET Framework e permite a monitoração e controle de processos industriais. Também é o software utilizado para configurar a linha de IHMs (Interfaces Homem-Máquina) da Haiwell. O Haiwell Cloud SCADA completo e sem limitações está disponível para download sem custos.
Voces tem representantes em sao paulo
É possível montar esta mesmas telas e simular o processo?
Sim, Tiago! É possível reproduzir e simular. Podes solicitar os templates ao suporte@alfacomp.ind.br. Qualquer dúvida podes também usar o Whatsapp (51)99380.2956 como Moisés.
Este software é o mesmo?
http://en.haiwell.com/hwproducts/list-357-en.html
nesse site mostra a nova versão (3.19.0.18) tem relação com este ?
Olá Leandro!
Sim é o mesmo software. A Haiwell atualiza novas versões e em seguida nós disponibilizamos a versão atualizada em nossas páginas.
Pode baixar do site da Haiwell que está sempre atualizado.
Somos os distribuidores oficiais da Haiwell no Brasil.
Conte conosco.
Abraço,
Ola!,
Entendi, muito bom !
Você teria algum material de comunicação com CLP Omron ? Familia CJ2M, NJ e NX ?
Muito obrigado
Olá Leandro! Com o Omron ainda não temos notícias de teste feitos. Se decidires testar podemos te ajudar com nosso suporte. suporte@alfacomp.ind.br. Abraço
Estou devaras interesado nestes sistemas se me informarem se e possivel passarem legalmente na alfandega portoguesa
A ssim iniciarei as comsultas para a aqisiçao doa nateriais
Joaquim pedro