O telemetria do saneamento demanda soluções de comunicação para o controle e supervisão dos reservatórios e elevatórias de água e esgoto, ETAs e ETEs.

Desde 1994, a Alfacomp fornece soluções de comunicação para a telemetria do saneamento que incluem: rádios modem, modems GPRS/GSM, Gateways 4G LTE, Data Loggers e conversores de comunicação Ethernet e seriais.

Conheça nossa linha de soluções de comunicação para a telemetria do saneamento.

Rádios de dados para a telemetria do saneamento

Em aplicações onde as distâncias são grandes ou o uso de cabos seriais é difícil, ou até impossível, considere a utilização de rádios modem para a comunicação de dados entre dispositivos que utilizam interface serial RS232 ou RS485 com velocidades entre 1.200 e 115.200 bps, ou interface Ethernet, em distâncias de dezenas de metros até 80 km.

Utilize rádios modem nas faixas de 900 MHz e 2.4 GHz para comunicação em até 60 km com visada e dispensa de licenciamento dos pontos na Anatel.

Utilize rádios modem canalizados e frequências de 140 MHz a 470 MHz para a comunicação em até 80 km e sem visada. Esses necessitam de projeto de utilização junto a Anatel.

P900 – Rádio modem Spread Spectrum em 900 MHz – até 60 km

rádio modem P900 com tecnologia spread spectrum possui conectores e LEDs que facilitam a instalação e utilização. O gabinete robusto, a larga faixa de temperatura de operação e o baixo custo tornam o rádio modem P900 a solução ideal para o controle e monitoração de estações remotas de telemetria e para todo o tipo de aplicação industrial onde a comunicação serial é necessária. O P900 incorpora ainda a capacidade de compor redes  Mesh de última geração com a capacidade de restabelecimento automático de rotas de comunicação (Self Healing).

LTECube-CATM – Gateway de comunicação 4G padrão LTE na categoria M1/NB-IoT

O LTE Cube foi projetado para as exigências de pequenas dimensões, baixo custo e baixo consumo das aplicações de M2M e de IoT. O dispositivo atende as especificações do padrão LTE na categoria M1/NB-IoT, permitindo velocidades de comunicação de até 375 kbps. O LTE Cube possui porta Ethernet e tem como opção WIFI 802.11b/g/n e capacidade de comunicação em túnel, tudo isso mantendo o baixo consumo.

Kit para rádio enlace 900 Mhz 30 km

O KIT RÁDIO ENLACE reúne os equipamento e materiais necessários para estabelecer a comunicação serial entre dois pontos. O padrão de comunicação pode ser em RS232 ou RS485. A velocidade serial admitida é de 1.200 a 115.200 bps. O alcance do enlace é de até 30 km com visada. Exemplo de aplicação: comunicação entre CLPs.

RM2071 – Rádio modem Spread Spectrum em 2.4 GHz

O rádio modem Alfacomp RM2071 pode substituir milhares de metros de cabos de comunicação em ambientes industriais ruidosos. Utilizando a comprovada tecnologia DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), que dispensa licença de operação junto a Anatel, o transceptor RM2071 estabelece comunicação entre computadores, clps e instrumentos diversos que possuem porta serial em padrão RS232 e RS485 com taxas de 1200 a 115.200 bps.

XZ-DT25 – Rádio modem 136 a 470 MHz – 25W – Até 80 km de alcance

Rádio modem especialmente projetado para sistemas de SCADA de telemetria via rádio, operando nas faixas de 136-147, 220-240 e 410-470 MHz (frequências licenciadas), com até 25 Watts de potência de RF e alcance de até 80 km com visada.

A operação é totalmente transparente no canal serial que opera em RS232 e RS485. Podendo comunicar em diversos protocolos e com diversas marcas de CLP, a exemplo do protocolo MODBUS RTU e MODBUS ASCII.

DL2016 – Data Logger – Telemetria via GSM/GPRS

Data Logger DL2016 da Alfacomp é um dispositivo capaz de coletar, armazenar, controlar, rastrear, enviar e receber dados via rede GSM/GPRS.

Através das IOs que o equipamento possui, ele possibilita o controle e monitoramento de grandezas elétricas e ou físicas como, por exemplo, tensão, corrente, temperatura, velocidade do vento, nível de água, quantidade de chuva e também o controle de cargas de potência através dos três relés de saída.

A tecnologia GPRS permite acesso seguro e direto às informações através do uso de tablets, smarphones e computadores. Adicionalmente, não existem gargalos de comunicação nas centrais de monitoração e servidores de dados de sistemas complexos de monitoração. Um roteador HDSPA utilizado na estação central pode fornecer velocidades de comunicação de até 10 Mbits/s quando são utilizados links fixos para o provedor dos serviços de telefonia.

CS-Ethernet – Conversor Ethernet para serial RS232 e RS485

Converter Ethernet para serial pode ser mais fácil do que parece. O equipamento que realiza esta função é o conversor Ethernet/Serial e consiste em uma solução de alto desempenho e baixo custo para conversão do padrão TCP/IP para serial RS232/RS485. De formato adequado para montagem em painéis elétricos de automação industrial, é alojado em gabinete metálico para encaixe em trilho DIN e pode ser alimentado por tensão CC de 10 a 30V. O conversor suporta taxas de comunicação de 300 a 115200 bps nas portas RS232 e RS485, sem necessidade de ajustes. O padrão RS485 permite a comunicação de até 32 dispositivos em distâncias de até 1200 metros.

Solicite mais informações ou uma cotação

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!