O que é o insensibilizador eletrônico de aves e suínos?
A insensibilização eletrônica tem como objetivo provocar no animal um estado cerebral de perda dos sentidos, contudo sem a perda das funções vitais.
Uma insensibilização de boa qualidade resulta em um estado de atordoamento em que o animal fica imóvel, e após alguns segundos, se não for abatido, recobra os movimentos sem sequelas.
Como funciona o insensibilizador eletrônico?
O sinal elétrico é obtido pela retificação da energia elétrica da rede obtendo-se, assim, tensão contínua que então é novamente transformada em tensão alternada pela utilização de circuito de chaveamento dotado de transistores de efeito de campo de potência.
O sinal alternado gerado é, então, ajustado em frequência e tensão. Finalmente, o sinal elétrico é rebaixado em tensão pelo uso de um transformador isolador especialmente projetado para operar na faixa de frequências de 500 Hz a 1000 Hz.
Exemplo de eletrônica para a insensibilização de aves e suínos
Veja um exemplo de circuito abaixo.
Módulo de controle 2022
Este módulo gera os sinais de chaveamento para o módulo de potência.
Além disso, monitora a corrente fornecida pelo módulo de potência, diminuindo a largura dos pulsos de chaveamento, de maneira a limitar a energia fornecida.
Ajuste de frequência | Permite ajustar a frequência do sinal de saída dentro da faixa de 500 a 1000 Hz. |
Ajuste de tensão | Permite ajustar a largura dos pulsos da onda quadrada de 0 a 100% de largura. 0% corresponde a uma tensão RMS igual a zero e 100% corresponde a uma tensão RMS de aproximadamente 280 V na saída do módulo de potência e de 100 V na saída do transformador isolador. |
Ajuste de corrente | Permite ajustar entre 0,5 A e 6 A corrente de saída do módulo de potência, na qual começa a ser limitada a largura dos pulsos da onda quadrada entregue pelo módulo. Ex.: Digamos que o trimpot de ajuste de corrente esteja no meio. Isto corresponde a aproximadamente 3 A. Para cargas até 3 A, a largura dos pulsos da onda quadrada que sai do módulo de potência será aquela ajustada pelo potenciômetro de ajuste de tensão. Para cargas acima de 3 A, a largura do pulso é diminuída bastante, ocasionando a proteção por limitação de potência entregue. Ou seja, a amplitude da onda continua sendo de 100 Vpp, mas a largura cai, diminuindo a tensão RMS e consequentemente a potência entregue. |
Módulo de potência 9801
Este módulo consiste em um inversor em ponte utilizando transistores FET.
O módulo incorpora ainda os capacitores de filtragem da tensão retificada pela ponte retificadora SKB25/4.
Este módulo transforma a tensão DC de 331 V em uma tensão alternada de formato quadrado e frequência e largura de pulsos comandados pelo módulo 2022.
Consequências da insensibilização de má qualidade
A utilização de insensibilizadores em 60 Hz ou mal ajustados pode resultar em:
- Animal agitado, sem perda de movimentos
- Morte do animal
- Hematomas e derrames
- Quebra de ossos
- Salpicamento de sangue
- Baixo índice de remoção de sangue
Quais são as normas para a insensibilização eletrônica de aves e suínos?
Veja abaixo dois documentos contendo normas e legislação para o abate de aves e suínos.
Insensibilizador eletrônico de aves IE2001
O Insensibilizador Eletrônico de Aves IE2001 constitui a mais moderna e eficiente solução para a insensibilização eletrônica de frangos no momento do abate.
Contando com resultados comprovados, o IE2001 demonstrou resultados superiores na qualidade da insensibilização, assim como na eficiência da sangria.
Funcionamento
O Insensibilizador de Aves IE2001 gera uma forma de onda elétrica de características especiais portanto resultando em alto impacto sobre o sistema nervoso central e baixo impacto sobre o sistema muscular.
O sinal elétrico é obtido pela retificação da energia elétrica da rede obtendo-se, assim, tensão contínua que então é novamente transformada em tensão alternada pela utilização de circuito de chaveamento dotado de transistores de efeito de campo de potência.
O sinal alternado gerado é, então, ajustado em frequência e tensão. Finalmente, o sinal elétrico é rebaixado em tensão pelo uso de um transformador isolador especialmente projetado para operar na faixa de frequências de 500 Hz a 1000 Hz.
Os dois terminais de saída do insensibilizador deverão ser conectados respectivamente à nória transportadora e ao eletrodo imerso em água da cuba de insensibilização.
Especificações Técnicas
- Alimentação: 220 VCA
- Consumo: 200 VA máximo
- Tensão de saída: ajustável de 0 a 100 V
- Freqüência de saída: 500 Hz a 1000 Hz
- Corrente de saída: até 1,5 A
- Temperatura de operação: 0° to 40° C
- Dimensões: A = 600 mm, L = 400 mm, P = 200 mm
- Proteção contra sobrecarga
- Indicadores digitais de tensão e corrente
O insensibilizador IE2001 utiliza os módulos Alfacomp 2022 e 9801, consagrados pelo mercado da indústria da carne.
Produto financiável pelo BNDES
Clique na figura e busque por “insensibilizador”.
Compre o insensibilizador com seu cartão do BNDES.
O Cartão BNDES é um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, visa a financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos empresários individuais, inclusive microempreendedores individuais (MEIs).
Insensibilizador eletrônico de suínos IE2002
O Insensibilizador Eletrônico de Suínos IE2002 de 3 eletrodos produz uma insensibilização ideal quando corretamente aplicado.
Os animais praticamente não se movimentam após a insensibilização, facilitando a operação de sangria e colocação da maneia.
O rompimento de vasos sanguíneos periféricos fica extremamente reduzido.
- Tensão ajustável
- Frequência ajustável
- Limite de corrente ajustável
- Padrão de mercado
Funcionamento
O Insensibilizador de suínos é um equipamento eletrônico que gera tensões e correntes em alta frequência e onda quadrada, utilizado para efetuar a insensibilização de suínos no momento do abate.
A utilização da alta frequência com controle da potência aplicada, em lugar de utilizar tensão senoidal a 60 Hz, demonstrou diminuição das ocorrências de hematomas, salpicamentos e quebras de ossos, levando a uma melhora na qualidade da carne.
O Insensibilizador retifica a tensão de alimentação (220 VCA) gerando uma tensão DC de 311 volts.
Esta tensão é utilizada por um circuito de chaveamento em ponte que alimenta um transformador isolador com uma onda quadrada de 311 volts pico a pico e com frequência e largura de pulsos ajustáveis.
A saída do transformador constitui a tensão de insensibilização.
O insensibilizador IE2002 utiliza os módulos Alfacomp 2022 e 9801, consagrados pelo mercado como a eletrônica mais utilizada na insensibilização de suínos.
Um CLP com IHM controlam o sequenciamento do funcionamento do equipamento.
This post is also available in: Inglês
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Você precisa fazer log in para comentar.