
Os medidores de grandezas elétricas estão presentes no dia a dia de fábricas, residências e estabelecimentos comerciais, mas você sabe como ele funciona e qual o modelo de medidor de energia que se adequa à sua necessidade?
O medidor de energia é um instrumento que faz a medição de alguns parâmetros elétricos e busca solucionar os problemas de rateio de energia, que é fornecida pela concessionária e, depois, distribuída aos consumidores – seja, por exemplo, em condomínios, residências, centros comerciais, hospitais, hotéis e clínicas.
Qual a função do medidor de energia?
Esses aparelhos são utilizados para medir tensão, potência e corrente elétrica da rede de energia. Uma das funções mais usadas é a medição do consumo, ou seja, de potência acumulada ao longo de um determinado período – que, normalmente, vai variar entre 27 e 33 dias. Então, a partir do que for aferido, o medidor faz um cálculo, considerando o tempo de uso e a potência acumulada, e traduz esse consumo em quilowatt-hora (kWH), que é o valor registrado na popular “conta de luz” (fatura de energia elétrica).
Outra função interessante e útil aos usuários é a possibilidade de traçar um gráfico em relação à tensão e à corrente elétrica, que auxilia na compreensão do comportamento desses dois parâmetros registrados ao longo de um período demarcado. Com isso, fica fácil de verificar os momentos em que houve queda de tensão ou picos de consumo de energia.
Você precisa fazer login para comentar.